Como praticar o processo da estratégia com maestria

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Da série, estratégia sem crise

 

Muito se fala sobre inovação e cresce cada vez mais a busca por projetos capazes de mudar o  mundo e transformar de verdade a vida das pessoas para melhor. Mas será que as pessoas estão realmente dispostas a fazer diferente? O que realmente motiva as pessoas a agir de forma inovadora ?

Sabemos que é possível sim fazer diferente e atingir resultados acima da média, e a cada dia surgem mais dos chamados unicórnios – empresas que saem do zero e chegam a valer bilhões de reais. Precisamos entender o que leva ao sucesso empresarial e disseminar mais as boas práticas de gestão. A estratégia precisa ser mais disseminada como a ciência ou a arte de fazer acontecer.  Tudo na vida é questão de processo e aprendizado.

Aprender a observar e entender sobre o fluxo das coisas é muito difícil na correria do dia a dia, mas, o tempo passa e sair da rotina é o grande desafio da vida moderna. A natureza é o exemplo mais perfeito disso. As árvores perdem as flores no inverno para garantir a sobrevivência e dar as flores na primavera. E as empresas ? Podem aprender com a natureza ?

Como garantir a sobrevivência em épocas de crises para garantir a lucratividade e o retorno dos investimentos?

Tudo é questão de aprendizado e precisamos praticar para aprender a fazer. As empresas que aprender a praticar a estratégia conseguem criar uma cultura forte capaz de criar e sustentar uma vantagem competitiva. As empresas devem ser criadas para durar para sempre e isso depende muito do estilo de liderança e da capacidade de planejar e executar. Entender a administração estratégica com um processo integrado é o mais importante.

Um processo integrado é aquele que consegue dividir as tarefas em partes mais simples. Cada etapa bem feita deve contribuir para próxima etapa e no final o aprendizado deve ser de todos –  o que deu certo a gente continua fazendo e o que deu errado a gente corrige e faz de novo. Parece simples, em teoria, mas na prática é muito diferente. Śó erramos na prática, e quanto mais fazemos mais aprendemos a fazer.

E você ? Como aprende?

A busca pelo aprendizado deve ser de todos em uma empresa e o líder da organização deve ser o primeiro a entender isso. Tomar decisões hoje em dia é super importante e uma vez tomada a decisão não se pode voltar atrás. 

Quem já foi em uma concerto de música clássica e nunca se impressionou ? Como que o maestro consegue liderar diferentes talentos e ter a harmonia perfeita? O líder da empresa tem que ser este maestro. Se o líder não usar a estratégia com maestria não vai conseguir engajar as pessoas e muito menos encantar os clientes. Pense nisso – sem estratégia não se sobrevive. E sem dividir as tarefas e delegar funções fica impossível gerenciar a performance.

O processo da estratégia é composto por cinco etapas:

  1. Análise Estratégica : identificar oportunidades e ameaças, entender de forças competitivas do setor e saber identificar pontos fortes e fracos;
  2. Caracterização do Negócio: criar uma visão inspiradora, ter uma missão motivadora, criar valores capaz de moldar comportamentos e saber qual o talento da organização;
  3. Formulação Estratégica: Criar metas funcionais claras e integradas para sustentar a vantagem competitiva, ter um efetivo plano de trabalho e um orçamento bem feito;
  4. Implementação Estratégica: Saber comunicar a estratégia, ter sistemas de informações gerenciais capazes de gerenciar o conhecimento e lidar com poder;
  5. Controle Estratégico: Saber o que controlar e como controlar de forma simples para saber se a organização está no caminho certo.

 

Saber praticar cada etapa não é o suficiente, temos que saber amarrar as etapas e entender a relação de causa e efeito. Isso é o segredo da boa administração estratégica. Como tem praticado a estratégia em sua vida ? Sabe o que te motiva a aprender cada vez mais sobre a tal da competição e sobrevivência ?

Qual foi a última vez que vez alguma coisa pela primeira vez?

Estude mais sobre os casos de sucesso, saiba fazer as perguntas certas e aprender com os erros. Pratique a estratégia e compartilhe seu aprendizado. Seja um fazedor e veja a mudança acontecer em sua vida. Fica a dica.

Lembre-se, grandes problemas trazem inúmeras possibilidades. Inovar todo mundo quer, mas nem todos conseguem. Crie um negócio extraordinário, mas comece já, com o que sabe, onde está e com o que tem. Só assim vai aprender a pensar e agir estrategicamente.

Aprenda com os grandes estrategistas da história. Tudo começa com você. Não posso ajudá-lo a decidir se vai ser um líder estratégico ou vai trabalhar para um, mas posso ajudá-lo a aprender na prática, caso decida empreender. O caminho da inovação é árduo, doloroso mas compensador.

Quer aprender a praticar a arte da estratégia, sem crise? Fale com o Grisi.

Sem comentários

Comentar artigo