14 jun O desafio da Gestão Empresarial
Tempo estimado de leitura: 3 minutosDa série Realidade Empreendedora
Venho aqui tentar explicar ou ao menos justificar minha atuação como consultor , educador e aplicador dos conceitos da Gestão Empresarial. Muitos nomes, muitos livros, muitas metodologias, milhões de palestrantes mas como simplificar tudo isso e tentar ajudar você a entender a complexidade dessa ciência em apenas uma frase:
Faça e se der certo continue e se der errado descubra rapido onde e porque errou, corrija e faça de novo!!
Fui conhecer esta ciência, ou agora posso afirmar com vivencia – essa arte, em 1996 quando estudava Administração de Empresas. O coisa chata essa tal de Administração, muitos assuntos diferentes, tudo com teorias lindas, frases legais mais difícil de entender. Mas vamos lá.
Quem cria uma empresa?
Como uma ideia pode virar um negócio bilionário?
Como que se cria uma marca de sucesso?
Como que se controla os erros de produção para se garantir um excelência operacional?
Como garantir a maximização do dinheiro de um investidor ou devolver um enorme empréstimo que se faz para abrir, gerenciar e vender produtos que podem mudar o mundo e oferecer incríveis experiencias de consumo para as pessoas?
Tudo isso meu caro empresário, potencial empreendedor ou empreendedor – é gestão !
Acredite ou morra tentando não estudar e entender os princípios dessa arte. Nem vou colocar aqui frases e estudos que comprovam que todas as empresas morrem por má gestão, a não ser aquelas que sofrem atentados terroristas ou que desintegram no ar.
Como entender a gestão empresarial como uma arte ou uma ciência é papel dos acadêmicos e eu já passei por esse processo – foram 12 anos de estudo até conseguir receber titulo de mestre em Administração de Empresas em 2008.
Como aplicar essa ciência ou arte no mundo real – fora da sala de aula – no mercado, isso resolvi fazer logo que me graduei em 1998. Resolvi tocar meu próprio negócio pois só assim poderia sentir na pele o papel do gestor, a função do estrategista.
Quem não é dono de seu próprio negócio – seja um carrinho de cachorro quente ou uma multinacional de trilhões de dólares, ou até uma governo não aplica as teorias de gestão. Você pode até discordar de mim, mas isso é gestão: gestão de conflitos entre as pessoas , gestão dos recursos físicos que envolvem um negócios, gestão do relacionamento com seus clientes e principalmente com os financiadores de uma ideia.
Pensar estrategicamente todo mundo pensa: não saímos de casa com toda a grana que temos na vida, nem conseguimos vender tudo que esperávamos pelo preço de venda que achamos justo. Muito menos conseguimos ser 100% perfeitos em tudo que fazemos, e ainda o pior , nunca estamos sempre super motivados e engajados em aprender mais e mais e buscar sempre fazer coisas diferentes e poucos, muito pouco mesmo são loucos o suficiente para inovar e mudar o mundo.
Se você já pensou em desistir pois terá que pensar em tudo isso e não desanime, pois pensar, planejar é só 1% do trabalho. Execução é a palavra-chave , agir , fazer sem medo de errar e se errar aprender e pensar de novo e agir e novo, até quando você – o dono do negócio , o cara da ideia aguentar.
Eu conheço pessoas com 82 anos que assumiram desafios incríveis e aparentemente impossíveis a ainda hoje trabalham 60, 70 horas por semana. Pessoas com 55 anos desanimadas por sempre trabalharem para os outros – em bons empregos, claros , mas que hoje estão desempregadas e fora do mercado. Conheço também jovens com 17, 18 anos que tocam projetos com potencial de serem empresas bilionárias.
Sempre me aventurei como consultor de gestão e como empreendedor e posso garantir – a tal da estratégia é apaixonante: tanto a parte de planejamento como a de execução.
Convido vocês a se aventurarem também e fica a dica : o pensamento ou a mentalidade gestão pode mudar sua vida e você , sim você pode ser uma pessoa que a partir de uma idéia maluca construa uma empresa de bilhões e que gere milhares de empregos e que ajude a resolver os grandes problemas do século 21. O desafio da gestão empresarial começa com você.
E aí vai empreender seu sonho ou trabalhar no sonho de alguém?
Sem comentários