Seja simples, estúpido!

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Da série A Realidade Empreendedora

 

 

Me desculpem pelo chamado deste artigo, mas acho que é isso que falta – simplicidade. Quantos tem a coragem de ser autêntico e falar a verdade? Acho que as pessoas que desejam realmente empreender devem aprender a ser simples. Dizem que a simplicidade é o último grau de sofisticação, concordo, pois nesse mundo caótico temos que ser práticos.

Aprender com os artistas, com os fazedores não é fácil, em teoria, mas na prática com certeza se aprende muito mais. Tenho usado o seguinte lema – Quanto mais eu empreendo, mais eu aprendo, e , quanto mais eu aprendo, melhor eu empreendo. Não se erra na teoria, mas na prática e aprender com os erros é para os fortes.

Aprenda, tudo o que acontece com você é culpa sua. Assim q compreender isso vai empreender melhor. Defendo muito o empreendedorismo inovador e tenho inovado em quase tudo o que faço. Tudo que errado que poderia acontecer em minha jornada empreendedora já aconteceu, e sabem o que mais doeu, quando eu fiz a cagada.

Não que não tenha errado na gestão de meus quatro últimos empreendimentos, errei por confiar nas pessoas. Mas quando fui o responsável direto pelo erro, doeu e foi feio. Agradeço demais pelas pessoas que me deram uma segunda chance e aprendi muito, pois mudei de verdade e nem sem como não desisti de tudo.

Escrevo isso não para  justificar e nem para tentar corrigir nada, mas para dar uma boa dica para quem ainda não se jogou no fazer acontecer. Faça e saiba que vai errar, é assim que se aprende a inovar. Inovação é o novo em ação. E para conseguir o novo precisamos nos desprender do atual.

Por isso meu caro leitor, faça alguma coisa sem pensar no que pode dar errado, simplesmente faça. O pior que pode acontecer é morrer ou ser preso – acredite, já aconteceu comigo. E estou aqui, firme e forte na luta. Aprenda a uar a sabedoria e a fazer a gestão de seu aprendizado.

Saiba pensar e agir como os grandes inovadores e aprenda a se comunicar de forma simples. Use a arte da estratégia e faça acontecer e faça isso rápido, de forma simples. A essência da estratégia é criar um diferencial para atingir um oportunidade de negócios antes que seus concorrentes.

O processo da inovação é complexo em teoria: análise de mercado, entendimento de fatores chave de competição, como atrair e reter talentos e como gerenciar o aprendizado. Tudo isso é muito lindo em teoria, mas e na prática?

Qual a sua oportunidade de negócio?

Qual seu propósito ?

Porque vão comprar de você ?

Como encantar clientes ?

Como aprender com os erros, corrigir e começar de novo?

Seja simples e aprenda com a natureza e com o fluxo das coisas. Não adianta tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo e nem resolver tudo na última hora. Estude, observe, reflita. Depois planeje para tomar decisões e procure um método de mais se adeque ao seu aprendizado.

E um último conselho, seja humilde para pedir ajuda e saiba escolher seus professores, mestres e mentores, eles já percorreram o caminho e podem te dar valiosos conselhos. Faça acontecer e descubra como ser simples.

Sem comentários

Comentar artigo