10 dias de 2025, já bateu as metas?

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Como assim, já bati minhas metas? O ano mal começou, calma……

Sempre digo que para quem empreende o calendário é outro, medimos a fase da jornada empreendedora, e acredite, dá para usar a estratégia em todas elas: ideação, validação, protótipo, escala.

Só parar te para lembrar da essência da estratégia: Visão de Longo prazo, ação de curto prazo e aprendizado. Sempre acreditei no triângulo como uma estrutura forte e capaz de crescer sem desmoronar – basta admirar as pirâmides do Egito.

A estratégia busca a vantagem competitiva e para isso temos que analisar diversas variáveis, desde que a não controlamos ( ambiente externo) até as que controlamos ( ambiente interno) e desde sempre os estudiosos e praticantes da estratégia desenvolveram os chamados ” frameworks” . O mais recente e famoso deles é o do ” canvas de modelo de negócio” que ousa substituir o tão completo e longo ” plano de negócios”. A questão é: você tem mesmo um plano esratégico?

Inovação, startups, frameworks, visão, missão, valores, propósito, indicadores de performance, objetivos e metas, gaps, sistemas de informação gerencial, diretores, gerentes, coordenadores, supervisores, funcionários, processos, controladoria, contabilidades, impostos, legislações, certificações, investimento, despesa fixa , despesa variável, custos, margens, valuation, ebtida, contratos, fornecedores e o mais importante – clientes. Se você é empresário ou empreendedor ( isso aqui já vale um artigo só para tentar explicar a diferença) tem que pensar estrategicamente.

Entenda o tamanho da responsabilidade e o tanto de trabalho que dá equilibrar tudo isso e a loucura da minha área de pesquisa e prática – gestão de negócios. Compartilha comigo como que consegue dar conta disso e ainda dar conta da vida pessoal e familiar.

Novidades em breve!!!! Feliz ano novo e que a força da estratégia esteja conosco!!

Sem comentários

Comentar artigo