A arte de passar o trator !

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Da série Realidade Empreendedora

 

E vamos seguindo, firme e forte ! Porque é cada vez mais raro, ouvir isso?

Ando preocupado com a quantidade de reclamações e perca de foco da maioria das pessoas, mas será que isso é normal? Pelo menos para mim e outros empreendedores que tenho trabalhado não.

Vamo que vamo!!! Sempre digo isso e assim as coisas vão acontecendo na hora certa , no lugar certo e com as pessoas certas.

Pausa…….

Como identificar a pessoas certa?

Como saber quem é quem na hora de fazer acontecer ?

Empreender sozinho é impossível e trabalhar em rede todos querem, mas fica aqui uma super dica: descubra logo quem deve estar com você e se vire para atrair os melhores. Sempre digo que o inovador é um líder, pois é um louco que  consegue convencer os outros a ir junto na sua loucura.

Na verdade, para a grande maioria da minoria, ou seja, para os líderes isso nem incomoda muito. Eles fazem, ” passam o trator”. Isso é comum e sempre pergunto em minhas aulas, mentorias e consultorias – porque as pessoas que mais fazem são as mais solicitadas a fazer? Porque elas fazem né. Quem quer faz, quem não quer arruma uma desculpa.

Podem até pensar ou dizer, mas cansa né !

Cansa não , é o motor. Nunca me esqueço de uma de minhas primeiras aulas de meu MBA em Estratégia, a disciplina era Fator Humano e o professor na primeira aula nos disse: quer fazer acontecer, faça algo que seja como um copo de energia, que quando beber vai se motivar e fazer acima de seus limites.

Eu descobri este copo de energia quando comecei a treinar pesquisadores para um grande projeto nacional que tinha que entrevistar mais de 1000 executivos em todo Brasil.

Quando em 1999 fui desafiado a inovar em treinamento acabei descobrindo um balde de energia pois logo após este seminário estava empreendendo na praia.

Depois em 2003 quando entrei pela primeira vez em sala de aula , ai meu amigo , foi a grande descoberta – uma piscina olímpica de energia.

E você

O que faz que te motiva a fazer acontecer ?

Qual seu copo de energia ?

Ainda não descobriu, sem problema. Todos descobrem, o lado ruim é que as pessoas estão descobrindo isso cada vez mais cedo. Outro dia li em algum post que uma grande empresa pode ser morta por uma dupla de jovens de 17 anos. Há até os talentos da maturidade e muitos procuram ajuda profissional para se auto descobrir e auto desenvolver. Descubra antes dos 30 anos seu talento e seu propósito e acelere nessa trilha até seu corpo cansar.

Uma dica, trabalhe sua mente, faça o que te dá prazer e não se preocupe muito com o que os normais vão dizer.  Outra dica – levanta a bunda do sofá, desconecta da internet e vai dar uma volta. O mundo é “offline” meu amigo e a rua é sem dúvida a melhor escola.

Escola de líderes – porque não ?

Desde que terminei meu Mestrado em 2008 luto por um modelo educacional prático, que motive para o fazer , e ao fazer novo tá. Chega de mais do mesmo e chega de “mimimi”. Ninguém vai fazer a sua parte, aprenda isso rápido e outra coisa, nem tdos vão ter a capacidade de ver diferente e muito menos a coragem de fazer diferente.

Estudos da ONU mostram que 2% da população é visionário, inovador e líder nato e com modelos de aprendizagem na prática isso pode aumentar para 5%. Façamos uma conta de padaria – arrendondando para 7.5  bilhões de pessoas na terra, 2% seriam 150 milhões de pessoas.

Quantos líderes inovadores você conhece?

Empreender sem inovar não compensa o esforço, acredite. E inovar vai ter que apanhar, errar e aprender logo e o pior, não desistir. Mas como fazer isso hoje em dia?. Como superar as barreiras da inovação? Seja líder e tenha uma baita ideia. Aprenda a transformar isso rápido e com ajuda das pessoas.

Canso de ver excelentes ideias e cansei de tentar abraçar todas as oportunidades que aparece por aqui. Não é porque já apanhei e errei demais não. O corpo já cansou e as decepções quase acabaram comigo. Mas como sempre digo: vamo que vamo e tamo ai firme e forte. Porque? Propósito.

Prego que se destaca merece uma martelada

Aprenda rápido, erre muito, caia mas se levante rápido, Quando perceber vai entender que às vezes temos sim que ” passar o trator” , mas as vezes é baixar a bola, controlar a ansiedade e deixar as coisas acontecerem naturalmente. Inovar é preciso, mas porque, como e com o que ?

Porque fazer? Você tem aprender a responder os porquês da vida moderna. Muita gente, a grande maioria faz por inércia. A sociedade impõem regras e as regras são feitas por pessoas e o que eu tento sempre pesquisar é quem foi que disse isso ? Quem é que mandou fazer ?

Quando empreendemos nos libertamos dessa pessoa – a que vai sempre mandar fazer, isso é impossível para quem não empreende – nunca vai mandar e nunca vai tomar decisões estratégicas. E quando inovamos quebramos todos as regras e destruímos o senso comum.

Te faço uma pergunta? Que tipo de pessoa é você ? Líder ou liderado ? Inovador ou tradicional? Teórico ou prático ? Descubra isso logo e seja feliz. O importante é como descobrir isso tendo uma vida normal e passiva ? Se arrisque mais, ouse mais ou estude mais sobre as pessoas que tema coragem de subir, ligar e ” passar o trator”

E última dica, não olhe para trás depois de passar o trator pois não vai poder dar voltar e consertar a bagunça toda. Saiba usar o discernimento e mantenha sempre a calma. Saiba esvaziar a mente e observar o fluxo natural das coisas.

E para quando descobrir se é ou não um líder – não esquece de me chamar pois aqui tem muito conhecimento sobre Liderança, Inovação, Estratégia e Empreendedorismo.

 

 

 

 

 

 

Sem comentários

Comentar artigo