A era da inovação que já era !

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Da série Realidade Empreendedora

 

Como não escrever sobre este assunto que tanto falam por aí, inovação. Muito se fala mas pouco se faz! Sim, a realidade que estamos muito mal no ranking dos países mais inovadores. Não teríamos que ter mais casos de sucesso devido a tanto suporte e tantas iniciativas do nosso ecossistema?

A era da inovação, a revolução das startups, a mudança organizacional , a quebra de paradigmas, dá para acreditar tudo isso que é possível ?

Será que não estamos perdendo mais uma chance de mudar o mundo  ?

Pare  um pouco para pensar.

Como que está o mundo hoje ?

Quais as grandes mudanças ambientais estão por vir ou já chegaram?

Qual a próxima “bola da vez” ?

Só quem inova sabe o que é transformar e o tanto de obstáculos que se tem que passar, sem contar o tamanho do desgaste físico e emocional  Nem os gênios tem tanta energia assim para sobreviver sozinho no processo. E mesmo que existam excelentes ideias nem há tanto suporte assim como dizem por aí. Uma inovação depende de muitos fatores, mas o principal – a cultura. A cultura empreendedora sempre foi e sempre será o motor da inovação.

Temos que aprender a inovar.

Tudo na vida é questão de biologia, ou ecologia, chame como quiser.  Importante chamar atenção para o tempo. Não temos tanto tempo assim inovar rápido e ter soluções simples para os problemas complexos de um mundo globalizado. Se não agirmos rápido e de forma conjunta e colaborativa vamos todos perder.

Temos que nos unir e nos salvar como humanidade. Os problemas atuais foram causados por um sistema capitalista selvagem e predatório e se não mudarmos isso logo podemos pagar muito caro. Se ainda acredita em novos modelos de economia e em um mundo mais humanizado, me desculpe e até pode brigar comigo se quiser, mude já para um lugar deserto e crie uma sociedade alternativa.

Digo isso porque, aqui na selva de pedra do capitalismo e do corporativismo é assim que funciona. Maximizar o resultado e explorar o máximo de tudo e de todos, só assim que se faz grana nesse mundão. E o pior é entender que somos humanos e temos um instinto milenar de sobrevivência.

Ao despressurizar a cabine, coloque primeiro sua máscara e depois ajude o outro

É muito lindo participar do ecossistema de suporte á inovação, ver lindas teses e teorias revolucionárias que até nos inspiram com os casos de sucesso. Aliás, onde estão todos os casos de sucesso ?

Mas a questão é sistêmica e na prática a coisa é outra. Todos sabem o peso da inovação e seu poder de transformação, mas poucos entendem a reação de causa e efeito.Inovar é mudar, destruir o novo e garantir a tal da vantagem competitiva exclusiva e de difícil cópia.

Qual o verdadeiro custo de uma inovação, se somarmos tudo o que envolve o processo. Como quantificar o valor de um ideia e saber exatamente o retorno em investimento em inovação. Deixando claro aqui que estou falando da inovação pura e “disruptiva”. Aprendi e ensino que inovação é resolver problemas complexos com soluções simples e que tudo isso envolve a gestão do risco.

Gerir o risco em um ambiente controlado investindo pouco pois sabe-se que vai errar. E ao errar terá que entender o porque. Testar hipóteses e aprender rápido não é tão simples assim. E estamos passando por um momento para lá e crítico em termos de problemas complexos. A conta não fecha meu caro, isso é fato.

Demoramos menos de 100 anos para destruir um planeta que demorou milênios para se formar. E isso em um modelo de competição ferrenha com foco no curto prazo e na maximização absoluta. O quanto que isso gerou de problemas só não enxerga quem não quer.

Um chamado importante para aqueles que sabem ouvir.

Se você assumiu inovar para mudar o  mundo se liga! Temos que nos unir e imediatamente pois não podemos nos sucumbir ao mesmo modelo que estragou tudo. Por uma cultura empreendedora de fazer acontecer e sendo diferente e simples. Já participei e ajudei a construir mais de um Manisfesto ou Programa de Suporte, mas o que me motiva é fazer acontecer mesmo e não mais me preocupar com falsos modelos de investimento e suporte à inovação.

Uma coisa que só aprendi empreendendo, inovar é fácil e muito possível. O problema é arrumar a bagunça e destruir as forças ocultas de um sistema capitalista selvagem. Ou a gente se une e inova mais rápido ou mudamos para um lugar deserto e criamos a nosso sociedade alternativa.

Se não for uma dessas alternativas há de concordar comigo, já era…….

Sem comentários

Comentar artigo