Egosistema x Ecossistema Empreendedor

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

da série Realidade Empreendedora

Não é porque já empreendo há muito tempo e nem porque venho educando para o empreender há década, que não posso deixar de parar para refletir sobre o que realmente acontece no Ecossistema Empreendedor brasileiro. Sempre discuto sobre o comportamento ou espírito empreendedor.

O empreendedor nasce pronto ou pode ser formado ?

Um líder nasce pronto ?

Já nascemos guerreiros ou podemos nos transformar ?

Há mais ou menos cinco anos venho atuando no chamado ecossistema empreendedor. Não somente como acadêmico ou educador, mas como protagonista. Acredito muito que a educação e a cultura empreendedora tem fundamental papel no apoio à inovação. Como sempre digo, tudo sempre lindo na teoria e acredito muito em estudo e na busca das melhores práticas de apoio à inovação e ao empreendedorismo de impacto.

Mas na prática, meu caro, aqui no “chão de fábrica da inovação” o negócio é muito diferente.

Digo “fábrica de inovação” pois é nisso que estou dedicando a maior parte de meu tempo em minha jornada empreendedora. Educando para a inovação a gente vai aprendendo a identificar os gargalos e os elos de ligação para que o verdadeiro suporte ocorra de verdade.

Quantos eventos maravilhosos de inspiração, quantas teorias mágicas e fórmulas de sucesso, tão lindo né. Mas, como dizem os americanos que tanto adoramos e idolatramos e copiamos : SHOW ME THE MONEY !!!

Onde estão os casos de sucesso de inovação brasileiras?

Existem sim, mas pelo tanto de investimento e “suporte” de nosso ecossistema não deveriam ser muito mais?

Estudei e pratiquei muito e estratégia e acredito e defendo que é o mais importante conhecimento para se inovar em qualquer lugar do mundo. mas a estratégia, meu amigo não é só copiar e colar. Outra coisa que aprendi e gostaria de debater: PESSOAS, tudo envolve pessoas e entender isso é importante.

Porque não deixamos que os empreendedores ajudem os empreendedores?

Entender de pessoas é um desafio, mas quando se vive a inovação e aprende empreendendo fica mais fácil. Vamos lá, pessoas têm egos e adoram o poder, não adianta querer disfarçar. Todo mundo adora ser o “pai da criança”, não para deixar um legado, mas para alimentar seu ego.

Empreendedores de verdade sabem que para se inovar tem que se inverter ou “destruir” a lógica atual. Ou seja, estabilidade, poder, dinheiro garantido no bolso no final do mês e status não fazem parte do propósito. Mas o problema é que para os não empreendedores tudo isso é a meta, nem digo o propósito, pois isso nem sabem o que é. Inovar para eles é arriscado demais pois põe em risco tudo que acreditam.

Será que em todos os atores de um ecossistema há empreendedores “ de verdade” tomando decisões ? Porque não deixamos que eles façam o que nasceram para fazer: – inovar. 

Temos muito talento e criatividade de sobra para fazer acontecer de verdade. Imaginem empreendedores definindo Políticas Públicas para ajudar no processo de inovação. Cultura Empreendedora no Governo urgente!!!

Imagine se todos os investidores fossem empreendedores que transformaram suas ideias em grandes empresas e fizeram muita grana, lógico que vão investir em outros pois entendem a correria. Cultura Empreendedora nos fundos de investimentos já !!!

Competir é para os fracos, colaborar é para os fortes e há anos acompanho com orgulho a rede de empreendedores que construí desde que aprendi a estar ao lado dos verdadeiros inovadores. É o que sempre digo – somos loucos , somos poucos mas somos fortes. Cultura Empreendedora nos negócios já. Acesso ao mercado através do associativismo e rede.

De empreendedor para empreendedor – ouvi isso há mais de 10 anos e foi de um grande empreendedor brasileiro, um dos primeiros a conquistar a América, surfando a onda da Internet lá na década de 90.

Defendo a Cultura Empreendedora não como um dos pilares do ecossistema, mas como um pré-requisito para atuar como suporte á inovação. Deixem os empreendedores livres para fazer o que amam e fora com os executivos de carreira.

Se você acredita e procura o glamour empreendedor, seja feliz mas por favor, abra espaço para os inovadores. Não se preocupe, vai ser bem remunerado, pois quem inova sabe que não dá pra fazer nada sozinho. Mas cuidado, trabalhar para quem empreende não é arriscado, mas se só se for competente.

Ninguém é obrigado a inovar e a empreender, mas conhecer a Cultura Empreendedora pode ajudar a mudar o mundo. Se encontrar um empreendedor de verdade por aí, me avisa tá, será muito bem vindo a nossa rede.

Sem comentários

Comentar artigo