Empreendedores despreparados ou não empreendedores querendo inovar

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

da série Realidade Empreendedora

 

Depois de 20 anos de empreendedorismo ” na veia “, resolvo compartilhar minhas experiências aqui no mundo dos inovadores. Sim, é outro mundo caro leitor, só quem inova de verdade sabe a diferença entre estar do lado de lá, o dos normais e da imensa maioria das pessoas.

Apesar do glamour empreendedor apenas 440 milhões de pessoas no mundão de quase ou mais de 7 bilhões empreendem, e nem sei fazer a conta de quantos desses empreendedores inovam mesmo. Mas só pensar e concluir que os números são bem menores. Quantas empresas inovadoras existem e quantas startups realmente decolaram.

Bom, vamos lá então. Nesses mais de 20 anos empreendendo conheci muitas pessoas empreendedoras de verdade e muitos empresários de sucesso. Eu resolvi empreender em um negócio tradicional – uma Estamparia na garagem da casa de meus pais em 1998. Meu irmão começou antes, em 1996.

Estava muito bem em São Paulo e atualizando os valores para 2018, ganhava uns R$ 15 mil reais, mas e não trabalhava em empresa corporativa e sim em um Instituto de pesquisa da USP, fazendo pesquisa sobre avaliação de serviços bancários. eEu só falava com diretor de grandes empresas, que eram o perfil do público a ser entrevistado.

Comecei como digitador de questionário ganhando por produtividade em 1993. Isso para mim foi perfeito, pois não tinha horário fixo e ganhava o quanto trabalhava. Bom o que essa história tem a ver com o tema aqui?

Fui empreender cedo e logo percebi que sem diferencial fica foda ser empresário: muita concorrência, muito imposto, não tem chefe e nem muita grana para investir em equipe , tecnologia e sem contar que temos que fazer de tudo, desde vendas até ir ao banco pagar contas.

Se foi difícil foi, masais eu consegui inovar em meus negócios. que vVocê pode conferir emler enem minhas resenhas., Oo importante é aprender que para inovar tem que ser empreendedor e para ser empreendedor tem que ser especial.

Digo e enfatizo isso e debato em todos os lugares que eu vou, porque sei que somos poucos, somos loucos, mas fazemos. E fazemos porque enxergamos diferente e nosso tempo é fora do relógio – aquele papo de kronos e kairos.

Hoje ajudo pessoas a empreender mas não fico muito insistindo muito em inspirar ou ajudar a pessoas a descobrir seu propósito – deixo isso e peço ajuda aos coaches e aos psiquiatras. para encaminhandor uma fila enorme de pessoas a aos psiquiatras para encaminhar uma fila ainda maior.

Para se empreender hoje em dia, você tem que se superar sempre e lidar com seus pontos fracos e tentar sempre melhorá-los. Meu ponto fraco é ser bonzinho de mais e ainda acreditar que todo mundo pode realmente ser um empreendedor inovador. Realmente não sei porque eu insisto!!!

Se a pessoa empreende, mas não sabe ouvir críticas, não quer aprender sempre e mistura emocional com racional e quer fazer tudo sozinho e não abre a cabeça para o novo, o diferente e não gosta do improviso  – POR FAVOR , NÃO EMPREENDA !!!!!

Você pode não perceber, mas vai causar muitos problemas, não para você, que se acha um super empreendedor e é dono da verdade e sabe tudo e sempre diz que não precisa de ninguém para crescer, mas para as pessoas que vão ser impactadas pela sua empresa ou startup.

Quem nunca foi maltratado, humilhado e passou vergonha trabalhando em um negócio zuado ? – Ppara quem não entende, é mil vezes pior que bagunçado. Ou quem nunca teve uma péssima experiência de consumo ou comprou uma bosta de um produto?

Estamos em um país de merda, onde não temos qualidade em nada, a não s er fazer bagunça, balada e beber. Temos um governo ladrão que não investe em nada e uma sociedade cagona que não tem coragem nem de empreender na própria vida. Isso não é um desabafo , é um chamado !

Se você se preocupa com isso também, estamos juntos.

Se não acredita nisso, reze para não encontrar um chefe, um empresário ou uma startup onde tem um “não empreendedor “. E se encontrar e se magoar ou sofrer, não ligue para isso.

Faça como os verdadeiros empreendedores, erre e aprenda. Apanhe, caia e levante!

Sem comentários

Comentar artigo