Era uma vez uma coisa PHODA !

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Da série Estratégia sem Crise

Planejar é muito fácil, sabe porque meu caro? Porque sempre iremos planejar de acordo com nosso sonho e isso é lindo e necessário. Mas será que tudo vai ser lindo e maravilhoso na hora de tirar o projeto do papel? Retomando meus insights sobre a arte da estratégia e abrindo debate sobre a Execução, gostaria de lhe perguntar:

Qual foi a última vez que você disse: UIA !!! QUE PHODA !!!

É na gestão que vamos encarar o desafio de ser PHODA. E porque temos que ser ” phoda” ? Porque só assim teremos a verdadeira vantagem competitiva. Quem nunca disse : Que phoda esse produto ou que sensacional essa experiência única em um serviço.

Eu só acho que isso ta ficando cada vez mais raro – só acho. Se discorda de mim por favor, compartilhe suas experiências de consumo de algum produto ou serviço que , realmente, de verdade, te encantou.

Só quem empreende de verdade vai sentir na pele o golpe da gestão. Nada vai acontecer conforme seu plano de negócios, seu canvas ou sua planilha de excel, muito menos de acordo com seu powerpoint lindo que foi premiado naquela  competição de inovação.

Mas porque planejar então ?

Seu plano de negócio ou planejamento estratégico é seu mapa da jornada empreendedora, aprenda isso e aprenda a tomar decisões. Bora empreender de verdade.

É no planejamento que se estuda mercado, avalia-se e quantifica-se a  oportunidade de negócios. Estude tudo sobre o mercado que já empreende ou quer empreender e só pare quando achar o”phoda”. Alguém e algum lugar esta se dedicando insanamente para inovar de verdade.

Depois de analisar bem o mercado e o problema de seu cliente crie uma empresa ” phoda”, com propósito inspirador e com valores sólidos. Alinhe suas competências organizacionais e pessoais com os fatores críticos de sucesso de seu setor. Lembre-se do tio Porter e as cinco forças competitivas.

Formule bem as estratégias funcionais e tenha um modelo de negócio enxuto. Cuidado com o “glamour empreendedor”. Quem quer fazer faz até debaixo de uma árvore, na praça ou em casa mesmo. Crie um diferencial “phoda” e difícil de ser copiado.

Acredite no poder da escalabilidade e se prepare para a revolução do digital. Fica outra dica.

A performance de sua organização vai depender da qualidade da sua gestão. E o grande aprendizado é quando se descobre realmente o processo-chave de encantamento do seu cliente alvo. Acho que já estudou tudo sobre ele né, usou mapa de empatia, falou com muitos deles para ter os “insights” de sua solução, fez seu lean canvas, canvas de proposta de valor e canvas ? Ou vai na intuição mesmo?

Uma vez descoberto o que encanta seu cliente procure as melhores pessoas para cuidar do processo chave e aprenda a atrair e reter essas pessoas. Use seu pitch para atrair talentos e clientes e não só pra tentar atrair investidores. Fica mais uma  dica.

Crie um mapa estratégico e deixe claro sua Visão de negócio e transforme sua missão em um mantra. Busque valores que possam ajudar as pessoas a se transformarem e a transformar seu negócio, assim acho que vai até conseguir transformar o mundo.

E aí? Bora inovar e sejamos “phoda” !!!

Compartilhe, cadastre-se e pratique a arte da estratégia. Ser perfeito ou excelente não é impossível, mas muito difícil. Aprenda a arte da gestão e use o planejamento estratégico para tomar decisão e entender tudo sobre o mercado que quer empreender ou que já empreende.

Quanto mais praticar mais vai aprender a fazer e é fazendo que se muda o mundo.

O mundo está “zuado”, o mercado mega competitivo e as pessoas em crise. Precisamos criar negócios que encantem as pessoas e empresas com marcas ” phoda”.

Faça parte da rede dos que fazem acontecer e compartilhe suas experiências na prática da estratégia.

E se ainda não começou a praticar, bora!!!!!

Lembre-se: Sem crise com o Grisi.

 

 

 

 

Sem comentários

Comentar artigo