Eu Estratejo, e tu? Estratejas?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Da série Estratégia sem crise com o Grisi

Muito se fala em inovação, metodologias, mecanismos de suporte e de competitividade. Uma coisa que me intriga muito é o porque não inovamos mais, se somos um dos países mais criativos do mundo. Temos problemas sim , claro, pois somos um dos piores no ranking de educação e de competitividade. Saiba usar a arte da estratégia e inove mais e melhor – fica a dica!

Ao pesquisar a origem da palavra competir, encontrei a definição : visar o mesmo fim que o outro, entre muitas outras definições essa me chamou atenção. Se estudarmos a fundo o real significado da estratégia vamos encontrar também a busca por um objetivo. Ao inovar todos devem ter o mesmo objetivo – resolver um problema! Pense nisso.

Usar o pensamento estratégico pode ajudá-lo a traçar seu objetivo e encontrar a maneira mais rápido de fazer acontecer. Saiba que em estratégia o erro faz parte do aprendizado. Impossível ser perfeito na primeira vez e só quem inovou sabe que o feito é o somente um dos inúmeros passos para deixar um legado e fazer parte da história dos grandes estrategistas.

Qual foi a última vez que fez alguma coisa pela primeira vez ?

Me surpreendo quando pergunto isso em minhas aulas, mentorias e palestras. Precisamos mudar o modo de agir para que a inovação aconteça cada vez mais e mais que isso, sobreviva, escale e resolva um grande problema. Mudar o modo de agir depende do modo de pensar e isso é ciência. Não é a toa que cresce cada vez mais a quantidade e a qualidade dos treinamentos da mente: mastermind, mindfulness, e suas vertentes .

Mas vamos ai que interessa – usar o pensamento estratégico, fazer acontecer e aprender com isso. Sim, é mais simples do que parece, mas poucos conseguem fechar o clico. Quantas ideias ficam no planejar e por desistência ou frustração não foram  executadas ou não tiveram forças para tentar de novo ? Quantas delas realmente se jogaram do precipício e se quebraram todas porque não leram o manual de como construir um avião em 30 segundos?

Ação e reação, saiba que tudo que for fazer vai ter um resultado. Se quer atingir resultados superiores vai ter que fazer diferente. E, meu amigo, fazer diferente requer coragem e humildade. Se der certo, aperfeiçoamento e ação e gratidão por quem esteve com você. Temos que celebrar sempre – lembre-se disso. E se der errado, saber identificar o erro e corrigir rápido e fazer melhor da próxima vez. E assim fechar o clico da estratégia.

Quem usa estratégia tem que aprender a entender o significado do tempo. Passado sempre será aprendizado. Futuro sempre o ideal e o presente é e sempre será o momento da ação. Agir hoje para garantir o amanhã.Comece agora a planejar os próximos 30 dias. Depois faça a gestão do que realizou e o que aprendeu com isso. Depois planeje os 100 dias e vá fazendo acontecer. E não se esqueça – aprendizado. Quanto mais eu faço mais aprendo a fazer.

Aprenda a usar a ferramenta gratuita que você tem – seu cérebro. Treine a sua mente, aprenda a silenciar e a apreciar as coisas ao seu redor. Lembre-se sempre do que te faz bem e qual é seu copo de energia. E quando estiver estressado ou quase louco da correria. Pare, silencie e se imagine fazendo essa coisa que te faz bem e tome um gole de seu copo de energia. Acredite, funciona.

Quem faz sempre será mais solicitado a fazer.

O que você aprendeu até aqui? Qual a última vez que atingiu um resultado extraordinário e quem já atingiu sabe que é a melhor recarga para continuar fazendo.

E quem já não errou feio e pensou em desistir ? Quem tem um propósito claro sabe que abala demais, mas que ainda vale a pena recomeçar. Recomeçar e aprender com os erros, isto é evolução. Empresas fiéis ao seus valores e com propósito realizam e alcançam seus objetivos e por sonharem grande impactam e mudam o mundo.

Comece agora a pensar estrategicamente. Use a estratégia para planejar melhor e saiba ter um propósito claro. Faça acontecer e aprenda com seus erros e vá aperfeiçoando sua ideia. Estude muito sobre tendências e saiba tudo de seus concorrentes. Colaboração é o caminho, mas se não conseguir colaborar, deixe que o mercado escolha o melhor.

Eu estratejo e por isso acredito que a estratégia deve ser mais disseminada e de uma forma mais simples. Acredito que funciona e convido você a estratejar também. E vamos compartilhar os aprendizados. E aí? pronto pra inovar ?

 

Sem comentários

Comentar artigo