Inteligência Competitiva

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Da série Estratégia sem Crise

Empresas inteligentes competem melhor e inovam sempre

Aprendi uma coisa nesses muitos anos de estudo e prática empreendedora – sempre é bom aprender sobre a origem das coisas, ou como dizem os acadêmicos – a epistemologia – nunca esqueço isso pois tive a sorte de ter um excelente professor de metodologia científica quando fiz mestrado em 2004.

Competir por que e para que ? Ser o melhor , o maior ou reconhecido. Nada contra o sistema capitalista mas precisamos avaliar os dois lados da moeda em tudo. Gerar riqueza, crescer e dominar sempre foi objetivo dos grandes estrategistas e olha só o mundo que deixaram para nós. Poucos com muito e muitos com pouco, o fim do emprego, a era da indústria conectada e robotizada, a revolução das startups.

Como ver oportunidades futuras em um mundo caótico? Como se diferenciar e competir com gigantes corporativos. Desafios e problemas sempre geram oportunidades, mas nem todos conseguem enxergar isso. Mas podemos aprender com isso com certeza – praticando. Só quem empreende de verdade treina e aprende a mentalidade gestão.

É preciso ser inteligente para competir ?

Pergunto isso pois em Estratégia ser inteligente é conhecer todas as variáveis que envolvem um negócio seja ele qualquer. Parece simples mas muito difícil e muitos se perdem no processo de identificar oportunidades e ameaças e se confundem com tanta complexidade.

Tudo na vida é um sistema , desde a natureza com seus fluxos e ciclos até nossa vida e também nas empresas que trabalham para oferecer tudo que consumimos , precisando ou não. Escolhi este tema para começar a compartilhar meu conhecimento e ajudar em sua jornada empreendedora .

“Ta tudo zuado” , como se diz hoje, mas se olharmos com visão de empreendedor ou de estrategista isso é fantástico. Quanto mais problemas mas soluções serão demandadas e as mesmas de sempre não resolverão e nem vão resolver pois tudo, tudo depende de pessoas e ser inteligente depende de experimentar e aprender.

Aprender primeiro para conseguir ter alguma utilidade na vida, somos seres humanos pois interagimos com tudo e todos e deixamos uma marca no mundão aí. Nem vou abrir discussão sobre Empreendedorismo x Inovação x Estratégia, meu intuito é ajudar a entender a complexidade disso aí que todo mundo quer e fala que vai fazer – MUDAR O MUNDO.

Resumindo: viver é experimentar, e experimentar é aprender e sentir, quanto mais eu consigo equilibrar isso mais inteligente eu fico. Ninguém toma choque na tomada mais que duas vezes, a não ser que goste de sofrer. O ser humano gosta de experimentar, mesmo que as pessoas expliquem ou mostrem como funcionam as coisas temos que praticar para aprender.

Então, o que é Inteligência Competitiva?

É saber que em um negócio existem variáveis e elas são externas e incontroláveis e internas e controláveis. Controle , pense nisso e aprenda o que é isso. Todos querem ter o controle de tudo mas não é possível – até nossa roupa escolhem por nós e também nosso modo de viver , consumir e até morrer.

As organizações e seus ambientes, quem nunca teve esta aula ou lei livros de Administração e Gestão sobre isso. Matriz SWOT, variáveis ambientais críticas, Quem não entende isso não deve administrar e muito menos empreender. Inovar então, impossível.

Variáveis externas e incontroláveis – são os fatores chave de mudança que estão no ambiente externo e impactam em nossas vidas e em nossos negócios. São elas:

Política – as leis que regem um país , um estado, uma cidade ou nossa família : O que pode e o que não pode? Quem decidiu têm legitimidade para isso e cada país tem seu regime político.

Economia – as taxas de juros, oferta x demanda, moedas, juros. Entender disso é mais fácil pois sem grana não se vive

Natureza – tudo vem dela , são dos recursos naturais que saem as matérias primas e tudo também volta para ela – lixo.

Tecnologia – é o que faz tudo girar, desde a roda e o fogo o mundo ficou melhor.

Cultura – cada um tem seus valores e suas crenças e isso passa de pai para filho e somos seres humanos mas com crenças e visões de mundo diferentes

Demografia – como as pessoas se dividem em grupos, por cor, por cidade, por renda

Entender sobre cada uma dessas variáveis é difícil mas tem gente que estuda e existem profissionais especialistas nisso. Muito se discute em reuniões de Planejamento Estratégico sobre isso e é do entendimento do comportamento atual  e futuro dessas variáveis que vem as Oportunidades e Ameaças.

Quando fiz meu mestrado tive a sorte de ser orientado por um “guru” de estudos do futuro e já virei logo sócio dele e de outras pessoas e conheci os melhores estudiosos de cenários futuros.Vemos cenários futuros em livros, filmes e hoje também em grandes empresas.

Mas porque nem todas empresas e principalmente as startups e pequenas não querem estudar e pesquisar sobre isso ? Os inovadores conseguem entender disso pis estão na rua e não em escolas e escritórios quem não sabem e nem querem gastar grana com isso de pesquisar sobre Macroambiente e Oportunidades x Ameaças.

Quando a OLIVETTI que fazia as melhores máquinas de escrever não quis saber sobre isso fechou e todo mundo que trabalhava lá ficou sem emprego. Seja um observador e pesquise sobre estas variáveis, são complexas mas quanto mais pesquisar melhor.

AH tá , inteligência competitiva é isso então – criar cenários e estudar sobre fatores chave de mudança? Não é só isso meu caro leitor, ainda tem mais…..…

Não adianta estudar sobre as variáveis de macro ambiente se não souber medir seu impacto no setor de atuação da empresa. É lá que estão as Forças Competitivas e isso também é chato de aprender. Não se preocupe, vou escrever sobre isso em breve e estou aqui para ajudar.

Sem comentários

Comentar artigo