Quer fazer ? Então faça certo.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Da série Estratégia sem Crise com o Grisi

Seguindo minha análise de como podemos usar a estratégia para fazer acontecer de verdade, seja na gestão de uma empresa, na gestão de  uma carreira ou em um empreendimento novo, compartilho em uma série de artigos, dicas para simplificar o processo da administração estratégica. Não somente como mandam os livros e metodologias , mas também pela escola da vida. E não é qualquer vida, é a vida dos inovadores, dos que empreendem apesar das dificuldades e fracassos, mas seguem um propósito claro e continuam a empreender.

Quem quer ser líder ou ter um negócio próprio vai ter que enfrentar em alguma fase do processo de transformar uma ideia em um negócio a ciência ou a arte da estratégia. Mas porque é tão difícil encontrar exemplos de gestores e líderes que usaram com maestria a arte da estratégia.

O mundo mudou e vai mudar cada vez mais rápido e temos que aprender sobre os ciclos de uma economia e o impacto do avanço tecnológico no mundo dos negócios. Se procurarmos casos de sucesso vamos encontrar vários, mas pode fazer uma conta – 90% deles são de grandes empresas que movimentam bilhões e podem gastar milhões com consultoria sobre estratégia.

Porque as pequenas e médias empresas não utilizam a estratégia ? E as startups, porque não aprendem a usar a estratégia desde o início? Não usam por achar caro demais pagar por consultorias, ou por terem uma cultura familiar e tradicional não querem nem pensar em ter que mudar tudo pois vai dar muito trabalho. Sim, dá muito trabalho e é preciso muito dedicação para aprender a usar a estratégia.

Existem dois caminhos, um é estudar, virar mestre ou doutor em estratégia, escrever livros e deixar um legado como deixaram os grandes nome da literatura sobre estratégia. O outro é partir para a prática, se jogar no empreendedorismo inovador e experimentar a sensação de realizar e ver uma inovação acontecer de verdade. E absorver o impacto também né, pois, ao inovar vai chamar atenção e vai ter que se virar para por de pé uma empresa inteira, desde a sede física ou virtual até a gestão administrativa de contas a pagar e a receber.

Então vamos lá. Bora aprender a praticar a estratégia. Não importa se ainda não tem nem uma ideia inovadora ou nem pense em empreender de verdade. Praticando se aprende mais rápido, pense nisso. Mas como começar? Simples. Primeiro, entenda qual a essência da estratégia e qual o papel do estrategista em uma empresa. Estude, leia artigos, veja links sobre a assunto e siga os principais nomes da estratégia. Assista filmes de como os inovadores mudaram o mundo e documentários sobre as empresas que hoje já valem trilhões de dólares.

Escreva em uma folha ou documento online a data em que vai começar a praticar e faça um contrato consigo mesmo para praticar pelo menos por 30 dias a estratégia. Assinado este compromisso, comece por estes 3 exercícios:

  1. Desenhe você em 2030, grave um vídeo e mande para mim
  2. Escreva seu sonho, pode guardar isso.
  3. Escreva os 3 principais problemas que tem hoje e te deixam sem dormir.Pense numa solução para resolver pelo menos 1 desses 3 problemas. Escreva em uma folha o que tem que fazer e como vai fazer isso. Estabeleça um prazo para 30 dias para resolver , a partir da data que resolver começar mesmo. Quando terminar o prazo faça a gestão do que realizou e porque e o que não realizou e o porque. Escreva ou grave o que aprendeu com isso e mande para mim

Se quer fazer, faça do jeito certo e acredite, a estratégia é mágica, pois tira a gẽnio da mudança de dentro da garrafa, e uma vez fora vai ser difícil prendê-lo de volta. E aí ? bora inovar. Aprenda a usar a estratégia sem crise, e na dúvida, fale com o Grisi.

 

Sem comentários

Comentar artigo